top of page
  • Foto do escritorGabriel Berger

Manutenção básica e simples da motosserra

Atualizado: 11 de mar. de 2023

Motosserra em perfeitas condições de manutenção é sinônimo de motosserra segura.


Gabriel Berger ensina como fazer manutenção básica e simples da motossera

A motosserra é uma máquina fundamental para as operações florestais, estando presente durante todas as etapas produtivas do manejo florestal, seja no corte, na reforma do povoamento, no acondicionamento da carga no caminhão ou ainda dentro dá fábrica. Mas para que ela seja útil e confiável nessas tarefas, precisa estar em condições adequadas para uso.


Para manter a motosserra sempre em dia é interessante seguir um regime de manutenções periódicas indicadas pelo fabricante da máquina, pois assim estaremos nos antecipando a possíveis quebras e falhas que podem ocorrer a qualquer momento durante a atividade, o que pode impactar na produtividade do trabalho, aumento de custos e até mesmo ter a máquina fora da operação.


Existem inúmeros tipos de manutenção, que vai desta a básica até a mais completa, envolvendo por exemplo a abertura da máquina e a troca do motor. Aqui vou me deter à manutenção básica, a qual eu chamo de manutenção durante o serviço. Entendo que se realizarmos a manutenção regularmente durante a atividade a motosserra dificilmente vai apresentar um problema mais grave que poderia resultar na parada da atividade por exemplo.


Durante o uso da motosserra em campo temos que estar atentos a 3 aspectos básicos para manter a máquina com um bom rendimento:



gabriel berger em foto mostrando a afiação da corrente da motosserra

1. Afiação da corrente: é uma das manutenções mais importantes, senão a mais importante. A produtividade e segurança dependem de uma corrente em perfeitas condições de uso. Além de respeitar o ângulo de afiação, que gira em torno de 30⁰, e um bom ajuste sobre a canaleta do sabre, é de suma importância identificarmos o momento certo de realizar o procedimento de afiação em campo.


Para isso, a motosserra apresenta dois sinais: um visual e outro físico.

O aspecto visual leva em consideração o tamanho da serragem que é produzida durante o corte. A regra é simples: quanto maior a serragem melhor está a afiação da corrente.

O aspecto físico leva em consideração o esforço que o operador faz para cortar a madeira. Se durante o corte ocorrer a necessidade de forçar a motosserra é o momento de afiar a corrente.



Engenheiro Gabriel Berger em foto mostando o filtro de ar da motosserra

2. Filtro do ar: deve estar sempre limpo e sem furos ou rasgos. Filtro sujo ou furado impacta diretamente na eficiência da motosserra, trazendo sérios prejuízos para a máquina e impactando na produtividade do trabalho. A motosserra, para pleno rendimento, precisa em média ser “abastecida” de 95% de ar. Se esse volume for menor devido a um problema no filtro, a máquina inevitavelmente vai começar a apresentar falhas no funcionamento.



Em foto, o engenheiro Gabriel Berger mostra como fazer o abastecimento correto da motosserra

3. Abastecimento: não podemos deixar de falar sobre o abastecimento da motosserra, tanto com o óleo lubrificante do conjunto de corte quanto com o combustível. O óleo lubrificante tem que ser especifico para o conjunto de corte, sendo desaconselhável o uso de óleo usado (contaminado/queimado). Esse tipo de óleo causa um superaquecimento do sabre e corrente, ocasionando um desgaste prematuro dessas peças, além de entupir o filtro e bomba do óleo, podendo ocasionar até mesmo o rompimento da corrente.


O combustível é formado pela mistura de gasolina e óleo 2 tempos. Para fazer a diluição do óleo 2T na gasolina sempre leve em consideração a regra do fabricante da motosserra. Uma quantidade menor de óleo do que a indicada pode levar a quebra do motor. Sempre fique atento a correta diluição.


A manutenção básica da motosserra é simples e pode ser realizada no ambiente de trabalho mesmo. Bastar estar atento aos sinais que máquina apresenta para realizar um trabalho seguro e produtivo.



Veja mais vídeos sobre manutenção da motosserra:





コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page