top of page
  • Foto do escritorGabriel Berger

Como criar um ambiente seguro para o manejo florestal

Atualizado: 25 de fev. de 2023

Um bom planejamento é fundamental para identificar os riscos, estabelecer as medidas de controle e criar um ambiente seguro.


Nesta foto o Gabriel Berger fala com a equipe sobre o manejo da motosserra
Engenheiro Ambiental Gabriel Berger conduzindo equipe durante manejo seguro e consicente

A segurança é, no meu ponto de vista, um dos 3 pilares fundamentais do manejo florestal. O meu primeiro contato com a segurança do trabalho voltado ao manejo de vegetação, se deu no ano de 2007 quando iniciei minha carreira profissional como responsável técnico ambiental em uma empresa do ramo de distribuição de energia elétrica.


Nessa atividade, além da responsabilidade técnica, eu acompanhava e orientava as equipes de poda e supressão de árvores, bem como a roçada de vegetação que se encontravam próximas à rede de energia elétrica. Durante essa atividade, eu percebi uma deficiência quanto a aplicação dos procedimentos de segurança, principalmente em relação a operação das máquinas.


A partir dessa verificação, eu busquei uma especialização em segurança do trabalho e posteriormente aperfeiçoamento na operação e manutenção da motosserra, motopoda e roçadeira junto às fabricantes mundiais Stihl e Husqvarna.


Com posse de todo esse conhecimento, passei a, além de acompanhar, também treinar as essas equipes de manejo de vegetação quanto às técnicas corretas de manejo florestal e operação segura das máquinas. Esses treinamentos estenderam-se a instituições como Senar, Senai, Sesi, e concessionárias de energia como a RGE Sul, CEEE e Energisa.


Depois de quatorze anos ministrando esses treinamentos, eu constatei que 100% dos acidentes envolvendo a motosserra na supressão de árvores são decorrentes do comportamento do operador.


Quando tratamos de comportamento, podemos destacar os mais comuns e nocivos à essa atividades, que são:


  • falta de conhecimento

  • distração

  • pressa

  • cansaço

  • máquina inadequada

  • falta de planejamento


Partindo desses dados, quando elaboramos um bom planejamento de manejo florestal, o primeiro item a se considerar é justamente o estado geral do operador da máquina.


Nesse ponto, precisamos verificar primeiramente o estado de saúde desse profissional. Para que ele execute um trabalho seguro, precisa estar bem fisicamente (sem dores, enfermidades ou desconfortos), emocionalmente (atenção plena na execução do trabalho) e psiquicamente (sem enfermidades psicológicas, como ansiedade ou depressão, por exemplo).


Além disso, o operador deve cumprir as obrigações legais como ser maior de 18 anos, possuir curso de operador de motosserra, motopoda e roçadeira de acordo com as normas regulamentadoras, ter a sua máquina regularizada junto ao órgão ambiental e estar de posse e fazendo o uso correto de todos os equipamentos de proteção individual – EPI obrigatórios para tal atividade.


Vencida essa etapa, passamos para a inspeção das máquinas. É aqui que são verificados os dispositivos de segurança obrigatórios, testes de funcionamento, modelo de máquina compatível com a atividade a ser executada, abastecimento correto e suficiente e estado geral da corrente e conjunto de corte.


Por fim, fazemos uma análise minuciosa do ambiente de trabalho. Clima, condições geográficas, avaliação das árvores, presença de animais peçonhentos e insetos, presença de benfeitorias ou barreira física, rota de fuga do operador e equipe, distanciamento seguro entre os membros da equipe, são alguns pontos observados.


Dessa forma, cumprindo detalhadamente cada procedimento, nós seguramente teremos um ambiente livre de acidentes no manejo florestal. Um acidente ou incidente de trabalho é sempre motivo de extrema atenção para trabalhadores, responsáveis técnicos e gestores de empresas. É um sinal grave de que existe alguma falha nos procedimentos de segurança que precisam ser reparados imediatamente.


Não espere acontecer um fato grave para tomar medidas de reparação. Muitas vezes as consequências são irreversíveis para as pessoas, empresas e meio ambiente.



Mais vídeos sobre segurança no manejo florestal:





Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page