top of page
  • Foto do escritorGabriel Berger

6 dispositivos obrigatórios que qualquer motosserra deve ter

Independentemente da marca e modelo a máquina deve ser segura para o operador e estar de acordo com as Normas Regulamentadoras 12 e 31.


Foto do Gabriel berger segurando uma motosserrra e fazendo o corte de uma árvore

Por definição, a motosserra é uma máquina de empunhadura manual constituída de duas partes principais: o motor, que pode ser movido a combustão, a bateria ou ainda a eletricidade; e o conjunto de corte, composto por um sabre e uma corrente, responsáveis por fazer o corte na madeira.


Quando tratamos de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, não podemos deixar de seguir as Normas Regulamentadoras 12 (NR 12) e 31 (NR 31), que estabelecem os requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e na utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.


Para que sejam consideradas adequadas para o trabalho, as motosserras devem obrigatoriamente estar equipadas com 6 dispositivos de segurança e em perfeito estado de funcionamento. São eles:


1. Freios manual e automático de corrente: Localizados na parte frontal da motosserra, acima do silenciador e na frente do cabo dianteiro, os freios manual e automático servem para travar a corrente quando acionados de forma voluntária (manual) ou involuntária (automática) no caso de rebote, por exemplo.

o Engenheiro e instrutor Gabriel Berger segura a sua motosserra para demonstração do freio do equipamento

2. Pino pega-corrente: Localizado logo abaixo do sabre e da corrente, fixado na carcaça inferior da máquina; sua função é interromper o curso da corrente nos casos de rompimento ou de saída da corrente de dentro da canaleta do sabre, devido, possivelmente, a um mau tensionamento. Ocorrendo alguma das situações citadas, a corrente se enrola no pino, sendo impedida de atingir a mão e/ou as pernas do operador.

Nessa foto, Gabriel Berger mostra o pino pega correia da motosserra

3. Protetor da mão direita: Localizado na parte traseira da motosserra, logo abaixo do cabo da mão direita, sua função é proteger a mão direita e auxiliar o operador no momento de ligar a motosserra com o equipamento no solo.


O protetor da mão direita deve impedir que a corrente atinja a mão do operador no caso de um rompimento. Isso somente poderá ocorrer se o pino pega-corrente não estiver presente, possuir algum defeito ou estiver em más condições de uso (gasto ou quebrado).


Esse dispositivo também deve proteger a mão direita do operador quando a motosserra estiver em contato com o solo e/ou terreno, auxiliando-o no momento de ligar a motosserra, ou seja, com o equipamento no solo, coloca-se o pé sobre o protetor da mão direita para que a máquina fique firme no chão.

Nessa foto, Gabriel Berger mostra o protetor de mão da sua motosserra

4. Protetor da mão esquerda: Localizado acima do silenciador e na frente do cabo dianteiro da motosserra, tem como função proteger a mão esquerda do operador, impedindo que a mesma atinja a corrente, caso perca contato ou escape do cabo dianteiro. Também pode evitar que a mão esquerda seja atingida por algum galho ou qualquer outro objeto quando projetado para a parte frontal na motosserra.

Instrutor de manejo de árvores, Gabriel Berger mostra a proteção da mão esquerda da motosserra

5. Trava de segurança do acelerador: Localizada na parte superior do cabo traseiro, tem como função impedir a aceleração involuntária da motosserra. Para que ocorra a aceleração da máquina e inicie o movimento no sentido horário da corrente, deve-se pressionar simultaneamente o acelerador e a trava de segurança. Isso só é possível se a palma da mão direita envolver todo o cabo traseiro.

Foto do engenheiro ambiental Gabriel berger mostrando a trava de segurança do acelerador da motosserra

6. Sistema de amortecimento contra vibração: Sua localização pode variar dependendo da máquina, mas geralmente um está próximo ao conjunto de corte e outro próximo ao cilindro do motor. Sua função é reduzir a vibração durante o trabalho com a máquina.

Nessa imagem, Gabriel Berger mostra o sistema de amortecimento contra vibração da motosserra

Os 6 dispositivos de segurança da motosserra nunca devem ser removidos ou modificados. O seu pleno funcionamento, aliado à técnica correta de manejo e ao manuseio seguro da máquina, garantem a segurança e a produtividade da atividade.


Ficou interessado para conhecer mais dicas sobre a motosserra? Separamos esse vídeo exclusivo sobre como manter a correia da motosserra afiada.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page