top of page
  • Foto do escritorGabriel Berger

5 vantagens de se profissionalizar no manejo de árvores


Gabriel Berger mostrando aos seus alunos como fazer o manejo correto e seguro de árvores
Gabriel Berger ensinando em seu treinamento de Manejo de árvores como faze-lô de forma segura e correta

A profissionalização no manejo de árvores com motosserra é de extrema importância para garantir a segurança e eficiência das atividades envolvendo o corte e poda de árvores. O uso inadequado da motosserra pode resultar em acidentes graves e danos ao meio ambiente, comprometendo a qualidade do trabalho realizado. Além disso, o conhecimento e a qualificação são habilidades que farão a diferença no mercado.



1. VOCÊ CORRE MENOS RISCOS

Uma das principais razões para buscar a profissionalização nesse campo é a segurança. A motosserra é uma máquina perigosa quando utilizada de forma imprudente ou por pessoas sem o conhecimento necessário. O manejo de árvores exige conhecimentos técnicos e práticas adequadas para minimizar os riscos. Profissionais treinados sabem como usar a motosserra corretamente, seguir as normas de segurança e utilizar os equipamentos de proteção individual necessários, como camisa e calça anticorte, capacete, óculos, luvas e calçados de proteção.


Profissionais capacitados entendem a importância de uma avaliação cuidadosa antes de iniciar o trabalho, considerando fatores como a inclinação da árvore, a presença de galhos secos e a proximidade de estruturas ou redes elétricas. Com base nesse conhecimento, eles podem planejar as ações necessárias de forma segura e eficiente, evitando danos desnecessários às árvores, propriedades e ao meio ambiente.



2. VOCÊ CONTRIBUI PARA MÍNIMO IMPACTO AMBIENTAL

O manejo adequado das árvores é essencial para a sua saúde e longevidade. O corte inadequado de galhos ou troncos pode enfraquecer a árvore, tornando-a mais suscetível a doenças e pragas, levando-a inclusive a morte. Profissionais capacitados conhecem as estruturas das árvores, sabem identificar os locais de manejo adequados e utilizar técnicas corretas de corte e poda para promover o crescimento saudável e a cicatrização adequada dos cortes. Isso contribui para a manutenção da diversidade arbórea e para a preservação do equilíbrio ecológico em ambientes urbanos e rurais.



3. VOCÊ CUMPRE A LEGISLAÇÃO

A profissionalização do manejo de árvores com motosserra também está vinculada ao cumprimento da legislação ambiental. Todo profissional que manuseia uma motosserra deve estar capacitado de acordo com as normas NR 12 e NR 31. A atividade de manejo também se relaciona diretamente com a NR 06 e NR 01. O profissional capacitado sabe como agir para não cometer um crime ambiental e estar de acordo com as normas de segurança e trabalhistas.



4. VOCÊ É MAIS PRODUTIVO

Além disso, a profissionalização no manejo de árvores com motosserra contribui para a qualidade do trabalho realizado. Profissionais capacitados desenvolvem habilidades e podem executar cortes precisos e podas corretas. Isso resulta em menos tempo de trabalho e evita problemas futuros, como o crescimento desordenado de novos galhos ou o surgimento de doenças nas árvores.



5. VOCÊ SE DIFERENCIA NO MERCADO

A arboricultura cresce a olhos vistos no Brasil, especialmente nos últimos anos. A medida que o mercado e a demanda por profissionais da área aumenta, cresce na mesma proporção a exigência pela profissionalização, certificação e domínio prático na área. O mercado busca e valoriza profissionais que tenham a visão global do processo de trabalho, que sejam capazes de pensar o manejo de árvores e não simplesmente executar técnicas.



Em resumo, a profissionalização no manejo de árvores com motosserra é fundamental para garantir a segurança, eficiência, sustentabilidade e qualidade das atividades envolvendo corte e poda de árvores. Ao contratar profissionais qualificados, é possível contar com um trabalho bem executado, que respeita o meio ambiente e garante a integridade física de todos os envolvidos.



Para saber mais sobre capacitação no manejo de árvores conheça o Método GeMA,a certificação para você se profissionalizar no manejo de árvores e ter oportunidade de aumentar seus ganhos em 5 semanas ou menos.


Ficou interessado, clique no link abaixo e conheça mais sobre o Método GeMA.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page