top of page
306220412_512092354232394_527840895133041954_n.jpg


De Epífitas a Sumaúma

 

Resgate de epífitas numa obra de construção de uma linha de transmissão em 2007. Esse foi meu primeiro contato com manejo de vegetação em redes aéreas de energia e meu primeiro trabalho profissional depois que terminei o mestrado em manejo florestal na UFSM.

 

Logo depois disso eu já comecei a trabalhar com equipes de manejo de árvores em redes aéreas de distribuição de energia elétrica. Fiquei quase 10 anos atuando exclusivamente em uma mesma empresa como Eng. Florestal, acompanhando as equipes, e depois como instrutor dos treinamentos.

 

Me desliguei dessa empresa já há alguns anos, mas permaneço como parceiro até hoje. Sou muito grato por tudo que aprendi lá. Graças a essa experiência posso desenvolver meu trabalho hoje com a propriedade de quem viveu os desafios juntos das equipes de manejo em campo.

 

São essas pessoas as responsáveis por realizar o manejo com segurança e qualidade. Por isso, acredito e desenvolvo um trabalho centrado no indivíduo, com abordagem para além das técnicas e máquinas.

 

Nessa caminhada, eu me especializei em Engenharia de Segurança do Trabalho e me tornei instrutor de operação de motosserra no Senar, Senai e Sesi. Puder ministrar treinamentos também para pequenos produtores rurais e aprendi muito sobre eles e com eles quando me ofereciam, com muito gosto, pouso e refeição durante os 4 dias de treinamento.

 

Conheci muita gente, manejei muita árvore e rodei muitos quilômetros. Estive em lugares e vi espécies de árvores que só conhecia pelos livros, como a sumaúma na floresta Amazônica, por exemplo. Entendi a importância de profissionalizar e valorizar o trabalho de manejo de árvores e desenvolvi um programa de certificação reconhecido pelo MEC: o Método GeMA – Gestão do Manejo de Árvores.

 

Pude ver o poder de transformação que a educação promoveu na vida profissional de muitas pessoas. Hoje, sigo com o propósito de levar conhecimento e ajudar trabalhadores do manejo de árvores a voltarem para suas casas em segurança no final de um dia de trabalho.


Faço isso através da GB Manejo de Árvores, uma instituição de educação profissional e corporativa.

photo_2022-03-04_10-28-19.jpg

Gabriel Berger

. Engenheiro Florestal (UFSM, RS)

. Engenheiro de Segurança do Trabalho (Universidade Cândido Mendes, RJ)

. Especialista em Arborização Urbana e Paisagismo (Unis, MG)

. Especialista em Estatística (UFSM, RS)

. Mestre em Manejo Florestal (UFSM, RS)

. Instrutor Master certificado ((SG, ABTD, McSill Story Studio, Reino Unido)

. Capacitaçdo na operação e manutenção da motosserra (Sthil e Husqvarna)

. MBA em andamento em Energia Elétrica: geração, transmissão e distribuição (IPOG, GO).

 

Conheça nossas soluções reais para o manejo de árvores seguro, produtivo e com mínimo impacto ambiental

bottom of page